A literatura de cordel é uma manifestação cultural na qual por meio da escrita, são transmitidas as cantigas, os poemas, e as histórias do povo, contadas pelo povo.
As primeiras manifestações da literatura popular no ocidente ocorreram por volta do século XII. No Sul da França peregrinos partiram em direção à Palestina; no norte da Itália, para chegar à Roma e ainda a Galícia. Nesses encontros, de forma muito primitiva, eram transmitidas as histórias e compostos os primeiros versos. Assim surgiram os primeiros núcleos da cultura regional que se espalharam pela Europa e, posteriormente pela América. Na época dos povos conquistadores greco-romanos, fenícios, cartagineses, saxões, etc, a literatura de cordel já existia, tendo chegado à Península Ibérica (Portugal e Espanha) por volta do século XVI. Na Península a literatura de cordel recebeu os nomes de "pliegos sueltos" (Espanha) e "folhas soltas" ou "volantes" (Portugal).
04Jul2009 - JOÃO GOMES DE SÁ - Cordel: Salário Mínimo
youtube.com
FRAGMENTOS DO 1º ENCONTRO DA CARAVANA DO CORDEL SÃO PAULO - SP - 04/07/2009 ... caravana cordel literatura costa senna marco haurelio caca lopes varneci nascimento joao gomes sa ...
youtube.com
22Ago2009 - Videoclipe Caravana nO Autor
youtube.com
e artistas convidados - Espaço Plínio Marcos - Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto - Pinheiros - São Paulo - SP - 22/08/2009 ... caravana cordel literatura costa ...
youtube.com
22Ago2009 - Edson Lima
video.tiscali.it
Combate à Corrupção Eleitoral (Teo Azevedo) O Autor na Praça recebe a Caravana do Cordel Praça Benedito Calixto, São Paulo, SP - 22/08/2009 ... caravana cordel literatura ...
video.tiscali.it
http://mluciasilva.wordpress.com/2009/03/20/hello-world/
De custo baixo, geralmente estes pequenos livros são vendidos pelos próprios autores.
http://www.ablc.cm.br/
Um dos poetas da literatura de cordel que fez mais sucesso até hoje foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Acredita-se que ele tenha escrito mais de mil folhetos. Leandro foi considerado por Carlos Drummond de Andrade maior que Olabo Bilac. Ele é tão importante para o CORDEL quanto Machado de Assis é para a literatura Brasileira.
http://mundocordel.blogspot.com/2008/03/leandro-gomes-de-barros.html
http://www.camarabrasileira.com/cordel77.htm
(Antônio Gonçalves da Silva), Téo Azevedo. Zé Melancia, Zé Vicente, José Pacheco da Rosa, Gonçalo Ferreira da Silva, Chico Traíra, João de Cristo Rei e Ignácio da Catingueira.Vários escritores foram influenciados pela literatura de cordel. Dentre eles podemos citar: João Cabral de Melo, Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Guimarães Rosa.
Carlos Drummond de Andrade também participa da literatura de cordel, com a "Estória de João e Joana" que posteriromente foi musica pelo compositor Sérgio Ricardo.
http://www.releituras.com/i_ciro_drummond.asp
O nordeste brasileiro realmente nos traz muitas riquezas, retrata a diversidade de nossa cultura. Como vc disse aqui manifestação da inteligência do nosso povo. Amei!
ResponderExcluirisso era extamente o que eu queria pesquisei em outros sites e nao tinha nada disso!!
ResponderExcluirObrigada!!
vcs salvaram a mina vida!!
Cadê o Homero do Rego Barros??????
ResponderExcluir:@