domingo, 6 de setembro de 2009

Maria Bonomi


Maria Bonomi







Maria Anna Olga Luiza Bonomi (Meina, Itália, 8 de julho de 1935) é uma renomada artista plástica ítalo-brasileira.
Gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora, Maria Bonomi veio para o Brasil em 1946, fixando-se em São Paulo. É neta de Giuseppe Martinelli, construtor do primeiro arranha-céu da América Latina, o Edifício Martinelli, datado de 1929.







No início da década de 1950, estudou pintura e desenho com Yolanda Mohalyi e Karl Plattner (1919 - 1989). Em 1954, inicia-se na gravura, com Lívio Abramo.



Realizou sua primeira exposição individual em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. São 58 obras entre monografias e xilogravuras.





Em 1958, recebe uma bolsa de estudos da Ingram-Merrill Foundation e estuda no Pratt Institute Graphics Center, em Nova York. Paralelamente, na Columbia University, estuda gravura e teoria da arte. Neste mesmo ano faz sua primeira exposição individual em N. York na Roland de Aenlle Gallery.
De volta ao Brasil, em 1959, freqüenta a oficina de
gravura em metal de Johnny Friedlaender (1912 - 1992), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ.
Em
1960, em São Paulo, funda o Estúdio Gravura, com Lívio Abramo, de quem foi assistente até 1964.
A partir dos
anos 1970, passa a dedicar-se também à escultura. Produz também grandes painéis para espaços públicos.
Em 1974, ela inicia seu primeiro projeto de Arte Pública com o altar da igreja Mãe do Salvador e seguem-se a esse projeto, os painéis do edifício Jorge Rizkallah Jorge e Esporte Clube Sírio.
Maria Bonomi cria para o Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo os painéis Arrozal de Bengüet, nos quais reproduz no concreto os sulcos da matriz em madeira. Pela obra, recebe o Grande Prêmio da Crítica de 1979, concedido pela APCA.



Maksoud Plaza

Além de São Paulo, seguem-se obras em Manaus (1983) e em Santiago do Chile (1984).
No Memorial da América Latina ainda em construção, Bonomi ergue o painel Futura Memória. Nele, inscreve tradições míticas latino-americanas que se estendem por todo o continente.





Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a artista desenvolve diversos projetos. Para o Jardim do Arquivo do Estado de São Paulo, realiza a escultura Páginas, instalada em 1997.



Na estação de metrô Jardim São Paulo, dois cubos em concreto celebram a cidade e aqueles que a construíram: Construção de São Paulo data de 1998.




Nesse mesmo ano, realiza ainda dois painéis para o Palácio Bandeirantes: Imigração e Substituição, fundidos em latão e alumínio
Em
1999, defende sua tese de doutorado Arte Pública. Sistema Expressivo/Anterioridade, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. [1]
A artista foi uma das personagens reais retratadas pelos autores
Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral na minissérie Um Só Coração, exibida em 2003 pela Rede Globo, tendo sido interpretada pela atriz Maria Luísa Mendonça.
Em fins de 2004, conclui painel em concreto para a Estação da Luz,










Epopéia Paulista, que narra a história das imigrações à cidade de São Paulo a partir de objetos recolhidos, ao longo de cem anos, pela seção de achados e perdidos da Estação. A empreitada conta com a integração de diversas pessoas, entre artistas e interessados em arte, que participaram do ateliê coletivo instalado no MAC-USP, a fim de gravar as matrizes de madeira que serviram como moldes da obra.


Atualmente, sob reconhecimento de Oscar Niemeyer, arquiteto maior do Brasil, Maria Bonomi desenvolve o painel Etnias: do Primeiro e Sempre Brasil,








obra de arte pública interativa, projetada para o túnel que interliga o Memorial da América Latina à estação Barra Funda. São mais de 50 placas de cerâmica, bronze e alumínio, gravadas em argila, que narram a verdadeira história dos índios brasileiros por meio de uma vasta iconografia de viajantes dos séculos passados e de gravações realizadas pelos próprios remanescentes dos índios Tupi-Guaranis e outras etnias.

(postado por Talita n° 30, 6ª D)

Fontes:
http://www.itaucultural.org.br
Link:
http://www.mariabonomi.com.br

Um comentário: