terça-feira, 13 de outubro de 2009

Alfredo Volpi


Lucca, Itália, 1896São Paulo, SP, Brasil, 1988

Alfredo Volpi nasceu em 14/4/1896 em Lucca na Itália. Com um ano veio morar no Brasil com os seus pais que se instalaram em São Paulo. Desde sua juventude gostava de brincar com tintas, criando diferentes cores. Por isso trabalhou como pintor de frisos, florões e painéis nas paredes das casas paulistas.





http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u615.jhtm



Estudou na Escola Profissional Masculina do Brás e trabalhou de marceneiro, decorador e até encadernador. Ao completar 16 anos, pintou sua primeira aquarela. Com 18 anos, criou a sua primeira obra de arte, usando tinta a óleo.Em 1925 iniciou sua participação em mostras coletivas. Em 1940 entrou para o Grupo Santa Helena, onde conheceu o pintor Ernesto de Fiori, ele teve grande influencia sobre Volpi.Na 2ª Bienal de São Paulo ganhou o prêmio de melhor pintor brasileiro. A partir daí, tornou-se um pintor famoso. Bienal de Veneza, várias retrospectivas (exposições com a obra do autor) em museus e galerias, precederam a exposição Volpi 90 anos, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no aniversário do artista, dois anos antes de sua morte.Ao longo de sua carreira, Volpi passou por várias fases, recebendo influência de vários pintores impressionistas e clássicos como Cézanne, Giotto, Ucello. Volpi criou sua própria linguagem na pintura, dominadas pelas cores e pelo estilo abstrato geométrico. Exemplo marcante disso são suas bandeirinhas multicoloridas, que se tornaram sua marca registrada. As formas geométricas e as trocas cromáticas começaram nos anos 1970: Volpi preparava várias pinturas parecidas, alterando cores, no que os críticos definem como uma combinação inventiva.É a fase das bandeirinhas, sua maior contribuição para a arte brasileira moderna, expressa em seu trabalho Bandeiras e Mastros. Só pintava com a luz do sol.Como um pintor do Renascimento, fabricava as suas tintas, diluídas em uma emulsão de verniz e clara de ovo, em que ele adicionava pigmentos naturais purificados (terra, ferro, óxidos, argila colorida por óxido de ferro) e ressecados ao sol.
Autodidata, descobriu uma maneira original e marcante de pintar. Na fase estática, com trabalhos feitos entre 1950 e 1955, predominam as fachadas planas de casas. A fase concreta, de 1955 a 1960, é marcada por elementos geométricos. De 1960 até sua morte fez representações de mastros festas juninas, bandeirinhas, fitas, formas circulares e góticas. Faleceu em 28/5/1988, São Paulo




Algumas obras de Volpi no MAC:




Alfredo Volpi,
Bandeirinha, 1958 Têmpera s/ tela
Coleção MAC-USP


Alfredo Volpi
Casas na Praia (Itanhaém), 1952 Têmpera s/ tela, 46,1 x 64,8 cm
Coleção MAC-USP









Alfredo Volpi
Casas de Itanhaém, 1948 Têmpera s/ tela, 65,2 x 81,5 cm
Coleção MAC-USP




Bibliografia







(Postado por Alessandra nº1 – 6D)

Nenhum comentário:

Postar um comentário